Você sabe como conservar a sua motobomba? Conhece os cuidados básicos para aumentar a durabilidade do produto? Saber mais sobre o assunto é indispensável para quem precisa manusear o aparelho com mais frequência.

Alguns cuidados precisam ser feitos por especialistas da área, porém, várias dicas podem ser aplicadas mesmo por quem não tem conhecimento aprofundado. Aliado ao tratamento de um profissional, o uso da sua motobomba pode aumentar por um tempo considerável.

Confira mais informações sobre o tema em nosso artigo.

Respeite a capacidade da motobomba

Uma maneira simples, mas muito eficaz de conservar a motobomba, é respeitando a sua capacidade. Muitas pessoas acabam colocando o aparelho para funcionar de maneira errônea, o que compromete o funcionamento, e, consequentemente, estraga a bomba.

Por isso, muita atenção no momento da compra, afinal, as especificações, comumente, são bem claras nas informações do produto. São vários os pontos necessários para se ficar atento antes de concretizar qualquer compra. Confira alguns dos mais importantes:

  • conheça as dimensões de onde a motobomba será aplicada (questões de profundidade e diâmetro do poço, por exemplo);
  • verifique qual é a temperatura máxima em que a bomba consegue operar;
  • caso a bomba seja trifásica, não custa fazer uma vistoria na rede elétrica do imóvel;
  • confira se a motobomba é projetada para realizar o transporte de sólidos ou apenas de água.

Não espere ela apresentar problemas

Infelizmente, é um hábito comum entre as pessoas esperar o produto apresentar algum defeito para realizar uma manutenção. No entanto, a manutenção preventiva é necessária para que a conservação da motobomba aconteça de forma mais eficaz.

O mais indicado é que a manutenção seja feita em períodos regulares, assim como a limpeza e uma possível troca de peças. Caso a bomba seja submersa, o mais recomendado é que a checagem seja feita, no mínimo, 1 vez por semestre.

Contudo, ainda assim é necessário destacar a importância de fazer a manutenção corretiva, para tratar de problemas já existentes. No mais, não deixe de fazer visitas frequentes a um profissional capacitado, pois manusear uma motobomba exige estudo sobre o tema.

Como conservar motobomba submersa

Além dos cuidados já apresentados, existem outras dicas para conservar sua motobomba submersa. Esses cuidados, aliados à manutenção preventiva, além, é claro, do respeito à capacidade do produto, garantem a usabilidade da bomba por muito mais tempo.

Confira algumas outras dicas para melhor conservação da sua motobomba, e que podem garantir o seu uso por um período mais longo:

  • se possível, não deixe que a fiação do aparelho fique exposto à luz solar ou ainda à chuva;
  • coloque uma boia de nível para evitar que a motobomba fique trabalhando sem a presença de água;
  • no momento da retirada da motobomba, lembre-se sempre de utilizar o cabo de aço para isso, nunca puxando pelos fios elétricos;
  • o dispositivo não pode ser colocado em nível acima do espelho d?água;
  • sempre verifique a tensão elétrica, pois até mesmo as pequenas baixas podem danificar o motor da bomba.

Tomando esses cuidados, que são simples, mas que garantem uma maior durabilidade para a sua motobomba, já é possível conservar muito bem o seu produto. Como vimos, será necessário arcar com gastos referentes apenas à manutenção do aparelho.

Nosso conteúdo foi útil para você? Então confira mais material especial sobre temas relacionados em nosso blog. Conheça mais!

Eagro Peças
Receba as melhores ofertas
Cadastrar
Remover
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual