Existem alguns equipamentos que não podem faltar em uma propriedade rural. Se você cultiva café, a derriçadeira é um deles.

Neste artigo você vai saber como usá-la e algumas vantagens que ela oferece. Acompanhe!

Qual é a função de uma derriçadeira

A derriçadeira parece uma grande mão presa a um longo braço, como uma grande ajuda! Sua haste longa e seu pente motorizado foram projetados especificamente para colher café. Quem cultiva o grão sabe muito bem que a quantidade de pés e o volume de folhas em cada árvore podem causar perdas significativas na hora da colheita.

É aí que essa mão mecânica entra para revolucionar a vida do produtor. A mecanização de determinadas funções acaba sendo o caminho natural da maioria das produções. As garras da derriçadeira aceleram o processo da colheita, a máquina é portátil e de fácil manutenção, trazendo benefícios para todos.

Apesar de ser um equipamento aparentemente simples, a derriçadeira facilita muito a colheita de um cafeeiro. Como a plantação de café geralmente é bem vasta, optar por essa ferramenta é uma mão na roda.

Como usar a derriçadeira?

Você pode utilizar diferentes tipos de garras de acordo com o tipo de árvore, a estrutura dos galhos e o posicionamento dos grãos. A forma de utilizar será sempre a mesma e o objetivo sempre será soltar todos os grãos de forma que caiam em um pano que deve estar posicionado embaixo de cada pé de café.

O movimento deve ser constante e no sentido vertical no caso do meio e da saia, de forma que os pentes da derriçadeira consigam gerar vibração suficiente em todos os cantos do cafeeiro. O colhedor também pode usar a derriçadeira de dentro para fora em cada galho no topo da planta, ou ponteiro.

De acordo com o curso de derriçadeira do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), é importante utilizar a derriçadeira de cima para baixo e nunca no sentido inverso. Mantendo a velocidade correta e respeitando a planta, a vida da árvore será mais longa e saudável, sem quebras ou maiores danos.

Máximo rendimento

A colheita manual tende a ser menos produtiva, afinal a estrutura da derriçadeira permite um maior alcance interno e atinge partes que muitas vezes passam despercebidas ao olho humano. Além de ser muito mais cansativo!

Devido ao aumento de rendimento, o trabalhador responsável pela colheita com a máquina recebe um salário muito maior também. O apanhador de café conseguirá colher o máximo de grãos de todas as árvores com mais agilidade, gerando lucros significativos para o proprietário.

Uma das maiores vantagens é que a derriçadeira não prejudica trabalhadores manuais, apenas melhora suas condições de trabalho e a sua qualidade de vida.

Na hora de comprar uma derriçadeira, o ideal é que você conte com o melhor suporte. A Eagro Peças é uma empresa que, além de comercializar o equipamento, oferece peças de reposição para que a sua derriçadeira tenha uma vida útil maior e acesso a manutenção especializada.

Acesse o nosso site e escolha o seu equipamento com a tranquilidade de poder contar sempre com o nosso suporte!

Eagro Peças
Receba as melhores ofertas
Cadastrar
Remover
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual