A motosserra tem vários componentes e um dos principais é a corrente. Por isso, entender o funcionamento e as necessidades de manutenção da corrente de motosserras é importante para manter a motosserra sempre em pleno funcionamento.

Conheça, neste artigo, as principais informações sobre a corrente de motosserra para você estar atento e saber como lidar com ela.

Como funciona a corrente de motosserras?

A corrente de motosserras é feita de liga de aço temperado e possui aproximadamente 30 dentes afiados. Esses dentes é que irão proporcionar o corte desejado, o que acontece quando o motor está em funcionamento e o pistão entra e sai do cilindro, causando pressão em uma haste interna responsável por girar o eixo.

Para usar é preciso ter alguns cuidados para manter o bom funcionamento e a segura. Um dos principais cuidados no uso é alternar os lados do sabre, pois, assim, a corrente não sofre gasto apenas de um lado.

Veja como fazer a manutenção

Além de cuidar no uso, entre os usos também é preciso alguns cuidados. Para fazer a manutenção da corrente, algo essencial é a lubrificação. Periodicamente utilize óleo com boa adesão e que seja fluido. Além disso, é importante não utilizar óleo residual, pois esse tipo de óleo pode ser prejudicial para o operador e ao equipamento.

Ademais, para fazer a limpeza da corrente você precisa, antes de tudo, utilizar luvas de proteção. Com as luvas, levante a corrente puxando cuidadosamente na parte superior e retire.

Limpe de forma separada da peça e utilize óleo protetor para que evite o surgimento de ferrugem com o tempo.

Ademais, as correntes precisam ser afiadas de acordo com o uso, pois vão perdendo capacidade de corte ao longo do tempo. Para isso, existem profissionais especializados que realizam esse serviço e deixam os dentes afiados para a motosserra ter o melhor aproveitamento.

Outra questão que pode acontecer é a necessidade de pequena manutenção durante o uso, principalmente quando a corrente trava em decorrência de um pedaço de madeira que tenha ficado preso.

Para resolver isso você deve desligar o equipamento, desmontar a corrente e o sabre e limpar as uniões da corrente e os anéis, verificando se todos os dentes estão em ordem e se nenhum está quebrado ou torto. Depois, se tudo estiver em dia, basta montar novamente e voltar a utilizar.

Descubra quais são as melhores marcas

Outra informação relevante sobre corrente de motosserras é quanto às melhores marcas do mercado. Existem várias marcas de boa qualidade, sendo que as principais são:

? Stihl;

? Husqcarna;

? Black&Decker;

? Bosch;

? Greencut;

? Dolmar;

? Makita.

O tipo certo de corrente vai depender de vários fatores, como a marca e o modelo do equipamento, tamanho e finalidade. Por isso, todas essas questões devem ser levadas em conta na hora de escolher a corrente para utilizar na motosserra.

Como exemplo, existem modelos que são destinados a atividades domésticas e de jardinagem, e que servem para motosserras de média e baixa potência. Em contrapartida, existem modelos que são para motosserras de maior potência e para atividades profissionais.

Sendo assim, verifique as principais características de motosserras para encontrar a melhor corrente e tenha todos os cuidados de uso e de manutenção para que o equipamento tenha bom desempenho e durabilidade.

Conheça nosso site e encontre os produtos que você necessita para motosserra e muitos outros equipamentos!

Eagro Peças
Receba as melhores ofertas
Cadastrar
Remover
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual