O manuseio de máquinas e ferramentas à combustão deve ser feito com cuidado e muita atenção, pois o mau uso pode acarretar em acidentes e desastres inevitáveis. Para que essas eventualidades possam ser evitadas, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) ao utilizar máquinas à combustão é essencial para a preservação do risco de vida.

E para garantir que os empreendimentos estejam oferecendo aos seus profissionais as condições adequadas para a sua proteção, foram apresentadas as Normas Regulamentadoras, com a apresentação das diretrizes adequadas para cada ramos de atividade e com as recomendações técnicas para uma atividade cada vez mais segura.

Confira nesse artigo dicas sobre como manter a segurança ao utilizar ferramentas à combustão e veja como as NRs são importantes para a preservação da integridade física dos seus colaboradores.

EPIs - Equipamentos de Proteção Individual

Os EPIs são equipamentos que garantem a segurança e a proteção dos profissionais durante o manuseio de alguns instrumentos, máquina ou ferramentas que possam oferecer risco para a sua saúde. Consistem em Óculos de proteção, luvas, jalecos, calçados apropriados para o exercício da atividade, etc. e devem ser utilizados principalmente em atividades que ofereçam risco de doença ou de vida.

O uso adequado dos equipamentos de proteção individual serve para proteger o indivíduo que está utilizando os equipamentos, mas há também os equipamentos de proteção coletiva (EPCs). Esses EPCs garantem que o equipamento ofereça segurança a todos os envolvidos em seu manuseio em todo o seu espaço de utilização.

É imprescindível saber que os EPIs e EPCs não diminuem os riscos das máquinas e das atividades de trabalho. O uso desses equipamentos é importante para aumentar a proteção dos trabalhadores preservando a sua integridade física e amenizando a sua exposição aos riscos.

Cuidados com as ferramentas à combustão

Manter a sua segurança durante o uso de ferramentas movidas a combustão requer alguns cuidados que vão muito além da sua forma de utilizar essas ferramentas. Mesmo após a sua utilização, o cuidado com as máquinas é necessário e deve ser considerado.

Entre esses cuidados o de manter o tanque da máquina vazio após o seu uso faz com que as membranas das peças não fiquem grudadas umas nas outras. Esse cuidado, além de manter a facilidade de uso do equipamento, faz com que ele tenha uma maior durabilidade e não emperre durante o seu uso gerando acidentes de trabalho.

A limpeza do maquinário também é importante para a durabilidade da ferramenta e para manter a segurança dos profissionais que estiverem utilizando, pois os equipamentos sujos podem ser prejudiciais com a liberação de gases nocivos.

Em máquinas como motosserra ou motopodas, por exemplo, é essencial que os equipamentos estejam lubrificados no momento do uso para que suas peças não sejam forçadas gerando riscos à integridade física do seu usuário.

Em máquinas que possuem serras ou hélices, o cuidado com a proteção dessas peças e importante para que os profissionais não se machuquem ao utilizar os equipamentos.

Como manusear da forma adequada os equipamentos à combustão

Nas normas regulamentadoras, temos a normativa NR-12 que define os requisitos necessários para prevenção de acidentes e doenças de trabalho ao manusear máquinas e equipamentos.

Conforme as regulamentações, os meios de proteção devem respeitar a seguinte prioridade:

- Medidas de proteção coletiva;

- Medidas administrativas e de organização de trabalho;

- Medidas de proteção individual.

Com isso, as normas determinam que os equipamentos também possuam sistemas de segurança, assim como recomendam aos profissionais a utilização de equipamentos de proteção como luvas, óculos e demais equipamentos para manter o operador das máquinas o menos exposto possível.

Além disso, investir em maquinários com sistemas de proteção agrega valor e conceito para o seu negócio.

Eagro Peças
Receba as melhores ofertas
Cadastrar
Remover
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual