Existem várias máquinas e componentes facilitam os processos em fazendas para que estas se tornem mais produtivas e prósperas. Mas entre várias opções, algumas se destacam e se mostram como essenciais para que os processos sejam executados da melhor forma, como é o caso da ensiladeira.

Essa máquina agrícola é imprescindível para garantir que o bom desempenho do local. O seu papel principal é na produção de alimentos para o gado, através de outros materiais que são recolhidos e reaproveitados por ela, como a silagem.

O processo de colheita da silagem envolve várias etapas, mas a ensiladeira, juntamente com a colhedora de forragem, são as duas que mais se destacam. Portanto, veja a seguir para que serve e como é utilizada a ensiladeira!

O que é uma ensiladeira?

A ensiladeira é uma máquina agrícola capaz de transformar as plantas forrageiras e outras forragens verdes na silagem, que serve como alimento para o gado porque possui um valor nutritivo muito alto se for bem-feita.

Dessa forma, a ensiladeira transforma a massa verde que é descartada em várias culturas, como a de milho e sorgo, em um alimento muito nutritivo e saudável para a alimentação do gado, reaproveitando o que poderia ser descartado.

Essa é uma máquina muito prática, além de ser de simples manuseio. Além de agir dessa forma para o preparo da alimentação do gado, também é comum que seja usada para picar cana e capim, o que a torna ideal para o abastecimento dos silos de alimentação dos animais.

Como escolher a ensiladeira ideal?

Por se tratar de uma máquina muito importante e que será usada de forma constante, pois é necessária para a alimentação do gado, o processo de escolha da ensiladeira deve levar em consideração alguns pontos primordiais.

Portanto, é preciso que a pessoa que vai utilizá-la nos seus afazeres diários tenha em mente a forma como ela será usada, a constância e a intensidade de utilização para garantir que a escolhida terá a força suficiente para suprir a demanda.

Leve em consideração durante a escolha alguns aspectos, como:

- Potência;

- Funcionalidades;

- Diferencial;

- Produção;

- Número de motores.

Esses são somente alguns pontos que podem ser considerados porque vai depender da forma como o usuário da máquina deseja usar. Algumas podem não ter uma ação muito desenvolta ao triturar alguns tipos de produtos, enquanto outras possuem a força necessária até mesmo para triturar folhas de palmeiras e coqueiros.

Algumas máquinas possuem a capacidade para ser acopladas a tratores, o que para alguns produtores pode facilitar muito o processo.

Quanto custa uma ensiladeira?

A compra de uma ensiladeira deve ser considerada um investimento para o produtor. Com o seu uso, vários processos que antes poderiam ser penosos serão facilitados. Dessa forma, ao considerar os pontos citados como um direcionamento para escolha, o preço também tem uma grande variação de um tipo para o outro.

Essa variação se deve pelo fato de que algumas possuem mais motores e potência enquanto outras ensiladeiras podem ter o diferencial de se conectar com tratores, entre. Portanto, em média, as mais simples custam cerca de R$4.500,00.

As mais avançadas podem chegar a custar até cerca de R$15.000,00. Mas, como destacado, isso tudo vai depender dos propósitos e também da produção do local, que pode exigir que mais matéria verde seja processada pela máquina diariamente.

Entre em nosso site e conheça nossas ensiladeiras e outras máquinas!

Eagro Peças
Receba as melhores ofertas
Cadastrar
Remover
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual