Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Também conhecida como bomba d?água, a motobomba é um equipamento utilizado para transportar água de um lugar para o outro. Sendo uma necessidade primária, as motobombas são muito utilizadas na agricultura e pecuária. Para saber um pouco mais sobre o assunto, confira esse artigo que preparamos para você!

Funções de uma motobomba

Existem vários tipos de motobombas no mercado, mas a função delas é basicamente a mesma: realizar a transferência de água ou outros líquidos de um lugar para outro.

- Bombeamento de caixas d?água, reservatórios e água de piscinas;

- Irrigação em plantações de grande área;

- Bombeamento de fluidos na indústria;

- Drenagem de água da chuva em casos de inundações, tanto em vias públicas quando em garagens ou residências.

Tipos de Motobombas

Motobomba periférica

Esse é o modelo de motobomba mais barato, por possuir uma capacidade de vazão menor, mas apesar disso, possui uma pressão elevada. Ela não é recomendada para locais com mais de oito metro de profundidade, deve ser instalada acima do nível do solo e é ideal para transporte de água limpa, sem resíduos.

Motobomba Centrífuga

Esse tipo de motobomba é mais utilizado em residências e possuem uma potência intermediária. Ela realiza o bombeamento de água limpa e outros resíduos, e apresenta uma pressão inferior que a periférica, porém com maior vazão. Elas são divididas em dois tipos:

? Monoestágio: realiza a transferência para até 40 metros de altura, com uma vazão média de 2 a 3 m3/hora.

? Multiestágio: realiza a transferência para até 340 metros, com vazão média de até 70 m3/hora.

Motobomba autoescorvante

Esse modelo necessita de forma centrífuga para o funcionamento, mas a partida é realizada por escorvamento. Ou seja, por meio de uma válvula auxiliar, todo o ar dentro da máquina é eliminado, dando o lugar para o líquido. Isso faz com que o motor inicie o funcionamento. Essa bomba tem capacidade de movimentar grandes volumes de líquido, com diferencial de suportar sólidos de até 76 mm. É muito utilizada em irrigação, tratamento de água e construção civil, sendo muito resistente e com um custo baixo de manutenção.

Motobomba injetora

A motobomba injetora tem uma menor vazão e uma maior pressão, sendo essa a principal diferença com as motobombas centrífugas. Elas devem sem instaladas na superfície e atuam em poços com até 40 metros de profundidade. É bastante utilizada na agricultura e lava-rápidos, por exemplo.

Motobomba submersível e motobomba submersa

Apesar da denominação semelhante, não se deve confundir esse modelo com uma motobomba submersa, que é utilizada para bombear líquidos de estruturas submersas. Ela deve ser colocada dentro da água e não pode ser acionada seca e funciona assim de forma permanente (além de ser utilizada para água limpa).

Já a motobomba submersível é utilizada dentro da água, mas deve ser removida e armazenada em um local seco após o uso. Ela pode ser utilizada para bombear reservatórios de água, lagos e poços, e é possível encontrar modelos que suportam bombear partículas de até 3mm. É um equipamento mais forte, em comparação com os anteriores.

O que achou do nosso artigo? Acesse www.eagropecas.com.br e conheça todos os nossos equipamentos. Vem, que na Eagro tem!

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce